Descrição
«Como reação ao que considerava ser o declínio da ópera da sua época, Richard Wagner (Leipzig, 1813 – Veneza, 1883), compositor, encenador e maestro alemão cujas óperas tiveram uma influência revolucionária na evolução da música ocidental, delineia um inovador programa de estética musical assente na construção da obra de arte integral (Gesamtkunstwerk), enunciado em textos escritos entre 1834 e 1882. Os ensaios que aqui se publicam, selecionados e traduzidos pela Professora Ana Maria Garcia Bernardo, acompanhados por notas e um ensaio da sua autoria, dão-nos a conhecer os fundamentos de um novo género operático, o drama musical, em que todos os elementos musicais e dramáticos se fundem. Novas formas de sintaxe musical (motivos condutores, períodos poético-musicais e melodia infinita) e a introdução de inovações dramatúrgicas e arquitetónicas (desde a construção de um teatro de ópera e a ocultação da orquestra à movimentação dos cantores e a inovadores métodos de ensaio) são alguns dos temas aqui abordados. O pensamento de um dos maiores expoentes da história da música influenciou compositores como Bruckner, Mahler, Richard Strauss, Berg, Schönberg e Stockhausen, além de inspirar artistas de outras áreas, como Josef Beuys e Heiner Müller.»