Descrição
Grande Prémio de Conto “Camilo Castelo Branco” CM Vila Nova de Famalicão/APE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Um homem é incumbido de transportar uma estranha caixa contendo uma cabeça. Um excelso professor vê-se condenado a passar o resto dos seus dias numa prisão deveras invulgar. A história por detrás da internacionalização de uma das maravilhas culinárias de Portugal. Quatro professores reformados que o destino uniu num jardim municipal decidem aliar as suas bibliotecas. Um frequentador assíduo do metro calha em faltar com a sua palavra, despertando a indignação de um dos funcionários. Um comandante da Marinha incapaz de aceitar um não. As memórias da iniciação sexual de um jovem, num tempo em que os tios tomavam a seu cargo essa tarefa. Sete contos. Sete histórias que representam a multiplicidade de registos na escrita inigualável de Mário de Carvalho.
Críticas de imprensa
Um irónico e por vezes divertido olhar sobre a sociedade em que vivemos. Cheio de metáforas e entrelinhas.
Jornal de Letras
Mário de Carvalho é um excelente observador da realidade portuguesa e um contador estimulante das histórias que fazem o dia a dia de muitos de nós. Neste livro deixa-nos sete histórias diferentes que acabam por ser viagens certeiras e irónicas ao mundo e a todos os que por aqui vão tentando sobreviver.
Jornal de Negócios
A liberdade de pátio é composto por sete contos carregados de ironia, barroco, insinuações, dissimulação e até melancolia.
Francisco José Viegas