Christian Bobin

Christian Bobin (1951) é um escritor e poeta francês.

Filho de pai desenhista e mãe rastreadora, ambos empregados na fábrica da Schneider em Le Creusot, ele é o último filho de uma família de três filhos. Passou a infância sozinho, preferindo a companhia dos livros.

Atraído pela escrita aos 15 anos, embarcou nos estudos de filosofia e apaixonou-se pelas obras de Platão, Espinosa e Kierkegaard.

Aos 25 anos começou a escrever “Lettre pourpre”, o seu primeiro livro, publicado em 1977, graças ao seu encontro com Laurent Debut, fundador das edições Brandes.

Christian Bobin, além de escritor, foi bibliotecário (biblioteca municipal de Autun), guia do ecomuseu de Creusot, editor da revista Milieux, estudante de enfermagem em psiquiatria e professor de filosofia.

A sua forma predilecta é o fragmento, uma escrita concentrada feita de pequenas pinturas representativas de um momento. As suas obras são simultaneamente romance, diário e poesia em prosa.

Autor contemplativo, dá aos seus textos um caráter quase religioso com uma prosa poética que convida à contemplação e à meditação.