Descrição
A dimensão esquecida da obra de Mário-Henrique Leiria reunida num álbum a cores.
A condição de artista plástico é, em Mário-Henrique Leiria, uma das muitas que viveu e explorou, sendo também a prova de que para o Autor de Contos do Gin-Tonic o impulso criativo era precisamente isso: um impulso, com várias manifestações.
Da mesma forma que, com uma facilidade tremenda, na toalha de mesa de um café Mário-Henrique Leiria escrevia um poema para oferecer a alguém que ali, naquele momento, lho solicitara, também fazia desenhos em qualquer superfície que se lhe oferecesse. Este volume recupera todo esse espólio visual, juntando-lhe pintura e outras produções gráficas.
O trabalho gráfico de Mário-Henrique Leiria reflecte os seus gostos e os seus interesses. Nele está presente o surrealismo, claro, mas também o seu fascínio pela ficção científica, pela literatura popular de aventuras, pelo cinema e, sempre, pela palavra.
Esta é a primeira reunião em livro da obra gráfica do Autor, num volume a cores com capa dura, que recolhe mais de duas centenas de trabalhos, a maior parte dos quais não tinha sido antes publicada nem impressa.
E com este último título conclui-se a publicação das obras completas de um criador genial, terminando uma empreitada de cinco anos de trabalho incansável da organizadora da obra, Tania Martuscelli (Universidade de Boulder, Colorado, EUA).