Festas Galantes | Fêtes Galantes

17.00 

De Paul Verlaine
ISBN 9789897027239
Edição/Reimpressão 03-2022
Editor: Editora Guerra & Paz
Idioma: Português, Francês

Descrição

Esta é uma edição especial e única da obra Festas Galantes, do poeta Paul Verlaine, que inclui os 22 poe mas originais em francês, uma tradução cuidada para português do poeta João Moita, um texto de Stefan Zweig sobre a obra e uma reprodução das aguarelas concebidas por George Barbier para a edição de bibliófilo de 1928, com uma tiragem de apenas 25 exemplares.
Nesta obra, publicada pela primeira vez em 1869, Paul Verlaine explora temas como a sedução e a frivolidade de pendor erótico, bem como a ambiguidade dos sentimentos amorosos, que oscilam entre a euforia e o desalento.
George Barbier, ilustrador de revistas de moda e desenhador para o teatro e o cinema, reinterpretou o tema das festas galantes – evocativo dos ambientes Setecentistas de Watteau, Boucher ou Fragonard -, actualizando-o segundo a gramática déco, mas tendo sempre presente a expressão poética de Verlaine. Im buído por uma beleza idealizada, o ilustrador não deixa de citar os aspectos mais libertinos e sedutores das personagens, bem como o excesso e o humor característicos da commedia dell’arte.
A presente edição retoma uma edição rara do Museu Calouste Gulbenkian, tendo sido cuidadosamente elaborada a partir das ilustrações do exemplar n.º 1 da edição de 1928, adquirido em Paris por Calouste Gulbenkian, um coleccionador de primeiras edições e edições raras, e tem o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian.