Descrição
No primeiro fim de semana de 1989, durante uma dura ressaca alcoólica, Mario Conde é acordado pelo toque do telefone. Do outro lado, o seu chefe na Central atribui-lhe uma missão urgente: descobrir o que aconteceu a Rafael Morín, um homem com uma carreira brilhante, um futuro promissor e um passado aparentemente perfeito, que está em parte incerta desde o dia de Ano Novo. O que o chefe não sabe é que o desaparecido é um dos antigos colegas de escola de Conde, e que o seu envolvimento neste caso o fará reviver antigos amores com Tamara, a esposa de Rafael Morín.
Em Ventos de Quaresma, Mario Conde é chamado para resolver o estranho homicídio de uma exemplar professora de Química do Pré-universitário que, anos antes, também ele frequentou. Ao mesmo tempo, conhece Karina, uma sedutora amante de jazz por quem se perde de amores. E assim, entre os quentes ventos do sul e uma paixão inesperada, Mario Conde vive dias marcados pela decadência moral, o tráfico de influências, a fraude e o consumo de drogas, mas também pela divertida e nostálgica lembrança dos tempos de juventude.
Um Passado Perfeito e Ventos de Quaresma, protagonizados pelo inigualável tenente Mario Conde, compõem o primeiro volume de Quarteto de Havana, no qual Leonardo Padura, com mestria e humor, transporta os leitores para as ruas, os cheiros e os sabores de Cuba.