Descrição
Os ensaios comparatistas reunidos neste livro foram escritos entre 2006 e 2012, no âmbito da minha actividade como investigador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. São contemporâneos de outros livros de ensaios comparatistas, com os quais de vários modos dialogam: Tentações , Um Certo Pudor Tardio , Os Ícones de Andrei.
Ao reunir estes textos, procuro os diálogos, os laços de família que, ano após ano, foram construindo. E se cada ensaio deve ecoar todos os outros, se este livro propõe a unidade, ainda que frágil, de determinada procura ética, tentei também preservar o tom, o estilo, a circunstância irrepetível de cada texto: salvaguardar o tempo próprio de cada ensaio.
Uma última pequena nota, sobre o título Constelações. Fascina-me o olhar humano, o modo como desenha linhas entre as estrelas. Essas linhas, claro, não têm existência material; são um pequeno excesso sobreposto à realidade, a ténue força com que aproximamos o que é tão distante. Assim também a leitura, a memória, o modo como convocamos livros díspares. Pequeno erro, única leitura possível.