Descrição
Na primavera de 1922, uma equipa de filmagens norte-americana vem de Hollywood para fazer um filme em Nahbès, uma pequena cidade no Magrebe. Este choque de modernidade aviva os conflitos entre os líderes tradicionais, os colonos franceses e os jovens nacionalistas apaixonados pela independência, apanhados então no vórtice de um mundo onde várias línguas, culturas diferentes e poderes antagónicos confluem.
De entre os mais influentes, um grupo heterogéneo embarca posteriormente numa viagem que, no rescaldo da Grande Guerra, une Nahbès aos países do Velho Mundo. Todos, os que ficam e os que partem, tentam reinventar as suas vidas, através da adaptação ou da rebelião, chegando por vezes a encontrar o amor.
Da Califórnia para a Europa, passando pelo Norte de África, as peripécias d’Os Preponderantes fazem-nos mergulhar na turbulência própria da década de 1920, quando a colisão dos diferentes modos de vida levou os seus protagonistas a confrontarem-se, a desejarem-se, a perseguirem-se, a mudar. Hédi Kaddour disseca essas vidas e esses destinos de uma forma atenta e precisa, que valeu a este livro, entre outras distinções, o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa em 2015.